fbpx
Glaucoma

Glaucoma

O que é?

O glaucoma é causado pelo acúmulo do líquido, chamado humor aquoso, que circula no interior do olho. A doença provoca alterações no campo da visão e no nervo óptico que podem levar à cegueira – e, o que é pior, não apresenta sintomas, o que gera um diagnóstico tardio.

O Glaucoma é uma das principais causas de cegueira irreversível.

Sintomas

Dificilmente o paciente perceber a doença, porque primeiro é alterada a visão central periférica, tornando o campo da visão cada vez mais estreito, e só depois a visão central.

Em geral, a pessoa só repara que algo está errado quando ela começa a esbarrar, de lado, nos objetos.

Uma vez danificado o nervo óptico, ele não pode ser regenerado. Assim, é improvável que as pessoas recuperem a visão que já foi perdida com o glaucoma.

Fatores de riscos para o glaucoma:

• Histórico familiar de glaucoma de qualquer tipo
• Diabetes
• Hipertensão
• Miopia
• Idade avançada

Diagnóstico

O diagnóstico é feito com a medição da pressão intraocular e exame do nervo óptico e o campo visual – principalmente em pessoas com mais de 40 anos.

Tratamento

A boa notícia é que quando a doença é tratada nos seus estágios iniciais, a perda de visão quase sempre é prevenida.

O tratamento é feito com o uso de colírios e, se necessário, aplicação de laser ou cirurgia, visando reduzir a pressão intraocular.

As medicações nunca devem ser interrompidas ou alteradas sem o consentimento do seu oftalmologista.

Exames oftalmológicos frequentes são cruciais para monitorizar seu glaucoma e detectar precocemente qualquer alteração. O exame de campo visual, embora não muito agradável, é de extrema importância na avaliação da doença.

Fechar Menu

E-mail Cadastrado com Sucesso!